- Firmino Pascoal Música -

Álbum «Um Africano em Alfama» 
à venda na sua favorita Plataforma Digital   
ou em visualização no Youtube Distribuidora Farol

Firmino Pascoal criador deste festival é músico e artista plástico que cruza as sonoridades e as cores da sua infância africana, com as da adolescência europeia e, ao mesmo tempo nesta sua idade adulta cozinha isto tudo no caldeirão que é a sua vida. Nos anos 90 fundou os Lindu Mona com quem tem colaborado.

Toda a Lusofonia pode caber no segundo álbum a solo de Firmino Pascoal. “Um Africano em Alfama”, o mais recente registo do artista de raízes angolanas e vivências lusas, foi apresentado num espectáculo a 14 de Novembro de 2020, pelas 22h00 no Clube Ferroviário, em Lisboa. Melo D, Ritta Tristany, Yami Aloelela, Davide Zaccaria e Jorge Fernando foram os convidados de Firmino Pascoal, numa noite que teve transmissão em direto pela RDP África.
“Um Africano em Alfama”, novo registo do artista, chegou à venda online a partir desta data no iTunes, Spotify e outras plataformas. 

«Nós precisamos conhecer a força das palavras pois com palavras podemos trazer paz, o remédio ao coração necessitado, a amizade, o amor. Sonho ter felicidade!» explica Firmino Pascoal sobre a ênfase colocada nas letras que dão suporte à música, onde cabem influências da lusofonia, ritmos africanos, fado e world music.

Firmino Pascoal nasceu em Luanda - Angola em Agosto de 1954. Com nacionalidade portuguesa reside em Portugal desde os anos sessenta. Cantor, poeta, músico, produtor e artista plástico tem 45 anos de carreira, passou por projecto musicais como Tantra, Perspectiva e Jorge Fernando no seu tema Umbadá e liderou durante 30 anos o projeto Lindu Mona com os quem editou os álbuns “Rosa Afra” e “Bantu”.

Em 22 de Setembro de 2017, lançou um primeiro álbum em nome próprio intitulado “Milongo de Amor”. “Um Africano em Alfama” à venda aqui nas suas favoritas Plataformas Digitais e em visualização dos vários vídeos no Youtube da Distribuidora "Farol" é o sucessor daquele registo e promete aquecer o Outono com afectos e animação.